Como economizar sua Internet 3G

10 set, 2013

Na atualidade, com o surgimento dos smartphones, os gastos no orçamento das pessoas aumentaram. Para ter um pacote básico de Internet 3G, o usuário tem que desembolsar uma quantia considerável e as operadoras chegam a cobrar entre R$ 0,10 e R$ 0,55 por megabyte excedido. Por isso, veja algumas dicas para economizar na conta e não ter surpresas no fim do mês.

Economizar Internet 3G

Contrate um bom plano de dados

Antes de usar a internet de seu celular, contrate um plano de dados. Procure um pacote que atenda às suas necessidades básicas.

Escolha um plano adequado ao seu perfil

Se você utiliza muitos aplicativos, ouve música online e fica conectado 24h por dia, escolha um plano de 500 MB. Se você tem disciplina ao usar a internet, prefira os planos menores, com até 250 MB.

Sua internet móvel não é ilimitada

Ainda não existe um plano de dados que seja realmente ilimitado. Escolha um plano que supra as suas necessidades para que a velocidade da sua conexão não seja reduzida quando atingir o limite.

Economize na navegação

Para os que acessam várias páginas de internet durante o dia, o navegador Opera Mini é o mais recomendável, pois consome menos megabytes.

Desligue sua internet

Desligue sua internet e desative o seu 3G quando não estiver usando. Mesmo desligado, os aplicativos ficarão sincronizando e-mails, redes sociais, entre outros recursos.

Desative dados em segundo plano

Serviços como o Google Latitude ou o Instagram, que dizem a sua localização, consomem muitos dados, por isso, desative-os quando não estiverem em uso.

Use o Wi-Fi sempre que puder

Se conecte ao Wi-Fi sempre que for possível. Hoje, vários estabelecimentos oferecem internet gratuita, então aproveite para utilizá-la. No entanto, para usar aplicativos de bancos é recomendável o uso de uma internet segura, como é o caso do 3G.

Baixe aplicativos que ajudam na economia

Existem vários aplicativos gratuitos que ajudam no monitoramento da internet de seu aparelho. O aplicativo Onavo verifica a quantidade de dados enviados e mostra qual é o aplicativo que mais consome sua rede.

Evitar o uso de aplicativos que transmitem músicas e vídeos

Evite usar apps que reproduzem músicas e vídeos, como o Youtube, pois eles consomem muita internet. Use-os quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Use o GPS offline

O GPS consome muitos dados, por isso deixe-o desligado. Teste aplicativos que guardam os mapas na memória do telefone.

Deixar comentário