Projeto Loon – O Google querendo levar internet para todo o planeta

29 out, 2013
projeto loon

Em julho desse ano, o Google criou o projeto Loon, com o objetivo de levar internet WiFi para todos os lugares do planeta através de balões. Pelo menos dois terços da população não está conectada e isso seria resolvido com os balões que flutuarão a 20 km do solo (na estratosfera).

Falando dessa maneira, o projeto parece simplesmente impossível de ser feito, mas sabendo dessa dúvida de todos, o Google publicou uma explicação de como funcionará. Por enquanto o projeto piloto está funcionando na Nova Zelândia e mais de 50 testes já foram feitos, cada balão tem 15 metros de diâmetro e eles são capazes de se comunicar entre eles, criando uma cadeia de internet, otimizando a velocidade e qualidade de quem a utiliza.

Além disso, para utilizar essa internet do Google, será preciso a instalação de uma antena do lado de fora da sua casa. Essa antena tem o formato de um pequeno balão e será a única capaz de receber o sinal WiFi da rede de balões da estratosfera.

Nós sabemos que os balões do Projeto Loon vão voar juntos como se fossem robôs-pássaros, mas eles não funcionam como os satélites que conhecemos. Os satélites normais estão “fixos” à uma órbita geoestacionária em relação à Terra, então é possível apontar os receptores para uma determinada direção porque os satélites estarão sempre lá.

A antena terá dois receptores, para conseguir captar as ondas de qualquer direção que vier, ela são levadas por cabos até o rádio, na parte inferior e ent

ão conecta sua casa à internet. Essa antena ainda é um protótipo, ela ainda poderá mudar de design, mas a tecnologia continuará a mesma. O Google aposta muito no projeto e se der certo, o projeto será implementado aqui no Brasil.

Será que a Google consegue essa façanha de levar internet para o mundo todo?

 

Deixar comentário